terça-feira, 21 de outubro de 2008

USO DO COMPUTADOR NAS AULAS DE GEOGRAFIA



O MUNDO EM NOSSAS “MÃOS”



Atualmente, o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista da escola visto que a informática está nas ruas, no trabalho, na saúde, nas ciências, na escola dentre outros.
Assim como o livro, o vídeo, o filme e a televisão, o computador não é usado apenas para motivar os alunos e fazê-los participar mais ativamente do trabalho escolar. Como as outras ferramentas citadas, ele é um instrumento de comunicação de dados e como estes são formas de comunicar conhecimentos, logo tais interessam à educação.
Nesse admirável mundo que cabe na tela do computador, basta um clique no mouse para conhecer um cerimonial religioso na Polinésia, as geleiras da Antártida ou a vista magnífica da Cordilheira dos Andes e tudo isso sem sair da sala de aula.
Com iniciativa e criatividade a Internet é mesmo um mundo de possibilidade às nossas mãos, visto que a mesma (Internet) surge como uma grande fonte de conhecimentos e pesquisa no ensino de geografia, sendo que suas contribuições estão relacionadas aos dados meteorológicos, geomorfológicos, climáticos, na compreensão das escalas cartográficas, na localização especial de uma determinada área ou ainda cedendo informações das coordenadas geográficas, aproximando cada vez mais a geografia das evoluções tecnológicas.
O aluno é um sujeito permanentemente estimulado pelos artefatos tecnológicos, sendo que a cultura produzida neste mundo de tecnologia é repleta de informações geográficas, propiciando ao professor realização de atividades e melhores resultados na aprendizagem dos alunos, motivando-os e despertando a atenção dos mesmos.
Os softwares de geografia enriquecem a aula por representarem freqüentemente e das formas mais variadas o mundo, os fenômenos geográficos, as paisagens, permitindo uma visualização dos fenômenos geográficos tão eficientes que as pessoas parecem ter vivenciado, experienciado os lugares e os fenômenos, além de disponibilizar uma grande quantidade de informações.
Convém ressaltar que o computador não substitui o professor, constitui apenas mais um recurso de que este se utiliza para atingir objetivos educacionais propostos e melhorar a qualidade do ensino.
Sabe-se que a tecnologia e a informática, por si só, não constituem fórmula milagrosa para as dificuldades educacionais, mas possibilitam um novo caminho a ser buscado, fazendo com que a tecnologia seja implantada no ambiente escolar indispensável e essencial para o homem e sua formação.
No entanto, convém ressaltar que o emprego da informática no processo pedagógico, assim como o uso de qualquer tecnologia, exige do educador uma reflexão crítica. Refletir criticamente sobre o valor pedagógico da Informática significa também refletir sobre as transformações da escola e repensar o futuro da educação.
Conclui-se, assim, que o computador poderá contribuir para a mudança da prática e da abordagem didático e pedagógico devendo este ser utilizado como catalisador de uma mudança educacional.O MUNDO EM NOSSAS “MÃOS”
Atualmente, o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista da escola visto que a informática está nas ruas, no trabalho, na saúde, nas ciências, na escola dentre outros.
Assim como o livro, o vídeo, o filme e a televisão, o computador não é usado apenas para motivar os alunos e fazê-los participar mais ativamente do trabalho escolar. Como as outras ferramentas citadas, ele é um instrumento de comunicação de dados e como estes são formas de comunicar conhecimentos, logo tais interessam à educação.
Nesse admirável mundo que cabe na tela do computador, basta um clique no mouse para conhecer um cerimonial religioso na Polinésia, as geleiras da Antártida ou a vista magnífica da Cordilheira dos Andes e tudo isso sem sair da sala de aula.
Com iniciativa e criatividade a Internet é mesmo um mundo de possibilidade às nossas mãos, visto que a mesma (Internet) surge como uma grande fonte de conhecimentos e pesquisa no ensino de geografia, sendo que suas contribuições estão relacionadas aos dados meteorológicos, geomorfológicos, climáticos, na compreensão das escalas cartográficas, na localização especial de uma determinada área ou ainda cedendo informações das coordenadas geográficas, aproximando cada vez mais a geografia das evoluções tecnológicas.

O aluno é um sujeito permanentemente estimulado pelos artefatos tecnológicos, sendo que a cultura produzida neste mundo de tecnologia é repleta de informações geográficas, propiciando ao professor realização de atividades e melhores resultados na aprendizagem dos alunos, motivando-os e despertando a atenção dos mesmos.
Os softwares de geografia enriquecem a aula por representarem freqüentemente e das formas mais variadas o mundo, os fenômenos geográficos, as paisagens, permitindo uma visualização dos fenômenos geográficos tão eficientes que as pessoas parecem ter vivenciado, experienciado os lugares e os fenômenos, além de disponibilizar uma grande quantidade de informações.
Convém ressaltar que o computador não substitui o professor, constitui apenas mais um recurso de que este se utiliza para atingir objetivos educacionais propostos e melhorar a qualidade do ensino.
Sabe-se que a tecnologia e a informática, por si só, não constituem fórmula milagrosa para as dificuldades educacionais, mas possibilitam um novo caminho a ser buscado, fazendo com que a tecnologia seja implantada no ambiente escolar indispensável e essencial para o homem e sua formação.
No entanto, convém ressaltar que o emprego da informática no processo pedagógico, assim como o uso de qualquer tecnologia, exige do educador uma reflexão crítica. Refletir criticamente sobre o valor pedagógico da Informática significa também refletir sobre as transformações da escola e repensar o futuro da educação.
Conclui-se, assim, que o computador poderá contribuir para a mudança da prática e da abordagem didático e pedagógico devendo este ser utilizado como catalisador de uma mudança educacional.



http://www.geografia.uema.br/re/2003nov/20ant.htm

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